conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Cérebro Ativo: tecnologia e cognição em expansão

Quem não quer melhorar a memória, a concentração, a criatividade e o raciocínio lógico? Ainda mais quem passou dos 50, e ainda ganhar mais qualidade de vida, integração social e com outras gerações? Mais do que aprender a desenvolver games estes são os ganhos de quem participa do curso “Cérebro Ativo”, promovido pela ISGame (International School of Game). O projeto que começou em 2015 na Unicamp vem crescendo. Na última quinta-feira, dia 1 de agosto, Fabio Ota, responsável pela iniciativa, apresentou a expansão na Unibes Cultural com a palestra “Cérebro Ativo – Tecnologia e Cognição”, que acompanhei. Eu conheci o projeto em maio no III Simpósio USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. Confira a matéria no blog.

Parte da ampliação do curso Cérebro Ativo é o workshop gratuito a partir desta quarta-feira, dia 7, na própria Unibes, pelo programa Longevidade 2019, apresentado pela Bradesco Seguros. Serão duas turmas, das 14 às 15h30 e das 16 às 17h30, com um total de 40 vagas. Saiba mais no link.

O projeto “Programação de games para o desenvolvimento do raciocínio lógico e prevenção do declínio cognitivo em idosos”, realizado primeiramente na Unicamp, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2015, eram 14 pessoas que, segundo Fabio Ota, fizeram a inscrição mas não sabiam o que iriam aprender no curso. E para vencer o preconceito de quem não se julgava capaz de aprender e desenvolver os jogos, o curso mudou para Cérebro Ativo.

A partir deste mês, com o apoio da Unifesp, tem início um projeto novo para avaliar a parte cognitiva de 80 idosos. A ISGame também foi selecionada como startup de impacto social e participa do programa de aceleração Estação Hack desenvolvido pelo Facebook e Artemisia, além da conquista de outros apoios como o laboratório Delboni e a consultoria Hype60+.

Desde sábado, dia 3, está sediada na Nextt49, na Vila Mariana, um coworking para pessoas de mais de 49 anos. Fabio Ota conta que o atendimento do Cérebro Ativo no local será diferenciado, estimulando também a convivência. A proposta é que as pessoas se sintam em casa ainda mais por tratar-se de uma casa tombada como patrimônio histórico.

Game

Entre as novidades também o game Cérebro Ativo para celulares com a tecnologia Android disponível para pré-registro no Google Play. Aceite o convite e a partir de 31 de agosto: exercite seu cérebro, conecte sua família e crie seu personagem. Diferente dos jogos tradicionais, segundo Fábio Ota, o Cérebro Ativo vai obrigar o jogador a sair do jogo para a prática de atividades físicas e técnicas de respiração.  

Novidades

A metodologia criada pela ISGame permite que todos participem, criem e saibam que estão sempre aprendendo, indiferente da idade. E além das pesquisas, o reconhecimento vem por meio dos participante. Como disse Fabio na palestra “Cérebro Ativo – Tecnologia e cognição”, o sucesso está nos alunos que se sentem capazes e encontram estímulo para fazer outras atividades, realizando antigos desejos e sonhos. “É muito gratificante porque você consegue ver o resultado no rosto deles. Você consegue ver o que está acontecendo com eles na expressão e na forma de eles agirem”, destaca Fabio.

A escalabilidade do negócio, ou seja, sua capacidade de crescimento, no caso da ISGame se dará por meio de franquias. A primeira já está em operação na Vila Carrão. O ensino à distância está descartado. Para Fabio Ota, esta alternativa vai contra a filosofia do projeto: “Queremos que o idoso saia de casa e tenha o convívio com outros”. O curso Cérebro Ativo fechou parcerias com o Centro de Educação e Lazer para a Melhor Idade (Celmi), em Jundiaí, e o Koru Centro Dia, na capital. Porém, no centro dia com idosos mais debilitados, eles aprenderão a jogar em computadores em vez do desenvolvimento. Mais informações pelo e-mail contato@isgame.com.br ou o WhatsApp (11) 94489-2019.  (Katia Brito)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises