conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Colunistas

Cantar como passarinho

Cantar como Passarinho Maria Anastácia Manzano

Maria Anastácia Manzano*

Sou menino passarinho com vontade de cantar (Luiz Vieira)

Moro em São Paulo, no sétimo andar de uma das mais movimentadas avenidas da capital. Da minha janela os únicos pássaros que vejo são pombas e urubus. Dentre os dois, sou mais os urubus, que pelo menos tem o papel de detritívoros na teia alimentar dos ecossistemas.

Falando em pássaros, vocês já pararam para pensar que estes são os animais que mais aparecem nas canções? Será que é porque eles cantam? Mas pássaro canta ou vocaliza? Cantar é só para a espécie humana? Ou será que é porque o voo dos pássaros nos remete à liberdade? E os invejamos por isso.

Digressões a parte vamos começar com a canção que é para mim a mais representativa quando a questão é ornitologia musical: Passaredo, de Chico Buarque e Francis Hime, onde dos 57 termos que aparecem (sem contar repetições) 36 são nomes de pássaros.

Voltando à infância, quantos de nós não cantamos …sabiá lá na gaiola, fez um buraquinho, voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou, chorou. O sabiá parece ser o campeão de preferência de compositores e cantores nacionais. Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha, Roberta Miranda e Jair Rodrigues, Tom Jobim e Chico Buarque, Nara Leão, são alguns que renderam homenagens ao delicado passarinho. E outros plumados canoros aparecem de carona nestas canções como bem-te-vis e andorinhas.

Luiz Gonzaga ainda cantou, dentre outros, a Asa Branca, o Assum Preto, o Galo Garnizé. Milton Nascimento trouxe o tradicional Cuitelinho, Fagner e as Penas do Tiê, Vital Farias o beija flor de Ai que saudade d´ocê!

Ainda tem a sururina do Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense e o Inhambu Xintã e o Xoroxó do clássico de Tonico e Tinoco.

Ufa, são tantas canções, que me perco pelos versos, vozes e pios e não dou conta de esgotar o assunto. Que bom! Assim teremos muitas canções para escutar! E para você? Quais são os pássaros nas canções da sua vida?

*Maria Anastácia Manzano

Especialista em Musicoterapia, dirigente de Dança Sênior e em breve gerontologista, Maria Anastácia Manzano estreou na semana passada como colunista do blog Nova Maturidade. As publicações serão quinzenais, mas temporariamente contaremos toda semana com um texto que vai trazer mais música para este momento de distanciamento social. Confira o currículo completo desta talentosa mulher e a primeira coluna Brincar com música: para além do cantar no link.

Quer falar com a nossa colunista? Envie um e-mail para anastacia@novamaturidade.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises