conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Campanha #ChegaDeAperto tem participação de Ary Fontoura

Astellas - SBU - #ChegaDeAperto

O ator e diretor Ary Fontoura, de 87 anos, que tem feito sucesso nas redes sociais, participa da campanha #ChegaDeAperto para conscientizar a população sobre LUTS (sintomas do trato urinário inferior em inglês – Lower Urinary Tract Symptoms). Lançada pela Astellas Farma Brasil, com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a iniciativa destaca condições que alteram o mecanismo natural de micção (armazenamento e esvaziamento da bexiga).

Os LUTS afetam, principalmente, pessoas acima dos 40 anos, cerca de 40% dos homens e 59% das mulheres sofrem com sintomas urinários significativos1, e os índices de prevalência são ainda mais altos após os 70, chegando a mais de 95% em mulheres e mais de 70% em homens1. De acordo com o estudo Brasil LUTS, realizado para entender a jornada do paciente, 60% deles nunca procuram um médico para a investigação dos sintomas.

A campanha #ChegaDeAperto visa desmitificar a condição e alerta para um dos sintomas: pessoas que, ao ouvir sons de líquidos, não conseguem conter a urgência de ir ao banheiro. Este é um dos sintomas urinários que gera incômodo e prejuízo da qualidade de vida e que ocorre não somente em idosos, mas também em jovens.

Ary Fontoura - #ChegaDeAperto

Por isso, para aumentar o alcance das mensagens, Ary Fontoura realizou mais uma de suas famosas lives em seu perfil no Instagram, dessa vez com a participação do dr. Ricardo Vita, urologista membro da SBU. No bate-papo foram abordados os sintomas, tratamentos e algumas dúvidas comuns da população.

Sintomas do LUTS

De acordo com Dr. Roberto Soler, diretor médico da Astellas, é importante ficar atento aos principais sinais, que na maioria dos pacientes apresentam uma combinação de fatores. Entre os sintomas urinários mais comuns, ele lista:

  1. O aumento da frequência urinária, que implica na necessidade constante de ir ao banheiro;
  2. Jato fraco de urina;
  3. Necessidade de acordar a noite para urinar;
  4. Urgência urinária, que representa uma necessidade incontrolável de urinar, mesmo com volumes baixos de urina na bexiga; e gotejamento nas roupas íntimas

Conscientização

A resistência em buscar ajuda médica é algo bem recorrente, de acordo com o especialista. “Muitos pacientes acreditam que os sintomas são naturais da idade, ou relutam em procurar um especialista por sentirem vergonha. Além disso, muitos deles são bastante ativos ou estão no auge de suas carreiras, por isso não querem parar para visitar um médico e acabam recorrendo a pesquisas na internet, algo que pode confundir ao invés de esclarecer”, alerta dr. Soler.

É importante salientar que muitos desses sintomas são passíveis de tratamento”, aponta o médico. “Sem o tratamento adequado, os sintomas causam problemas que vão além do desconforto, afetando aspectos sociais, profissionais, emocionais e, às vezes, impossibilitando uma vida normal”, completa.

Mais informações sobre a campanha #ChegaDeAperto no portal ww.chegadeaperto.com.br e nas redes sociais @naodaparasegurar.

Referência

¹Soler R et al. The prevalence of lower urinary tract symptoms (LUTS) in Brazil: Results from the epidemiology of LUTS (Brazil LUTS) study. Neurourol Urodyn. 2018;37(4):1356–1364.

No blog

Outro problema comum do trato urinário que foi destaque no blog Nova Maturidade e afeta principalmente mulheres é a cistite.

(Fonte: Astellas / Imagens: Divulgação)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises