conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

Bem-estar para a Longevidade oferece atividades para idosos e cuidadores

Siumara - Projeto Bem-estar para Longevidade

O Instituto Energia promove a partir desse mês o projeto Bem-estar para a Longevidade. Trata-se de um conjunto de atividades que, de forma integrada, propõe movimento no cotidiano da pessoa idosa. As atividades que foram realizadas no ano passado de forma presencial, agora serão online em razão da pandemia de Covid-19 com vídeos de atividades físicas, nutricionais e cognitivas. As inscrições são gratuitas pelo link.

O projeto Bem-estar para a Longevidade materializa o conceito de envelhecimento saudável. São aulas tanto para os idosos como para cuidadores familiares ou profissionais, para que se sintam bem física, emocional e cognitivamente de forma que se fortaleça a tarefa do cuidar nas relações. As atividades serão desenvolvidas por meio de vídeos na plataforma YouTube.

Todos os dias estarão disponíveis três aulas com diferentes profissionais para auxiliar a pessoa idosa e o cuidador na tarefa de cuidar. Na grade semanal do projeto, haverá duas educadoras físicas, uma delas estará fazendo atividade para o idoso e a outra para o cuidador, além de musicoterapeuta, educador de saúde com formação em gerontologia, nutricionista, terapeuta ocupacional e professora de yoga.

Fisioterapeutas, neuropsicólogo e geriatra também estarão trazendo contribuições com o projeto para ampliar o universo de compreensão sobre a doença de Alzheimer e o conceito de envelhecimento. Na foto principal, a educadora física Siumara Apude. Quem também participa das atividades é nossa colunista e musicoterapeuta Maria Anastácia Manzano.

Instituto Energia

Desde 2010, o Instituto Energia atua junto a pessoas idosas na construção de um novo paradigma da velhice. A missão é propagar a boa energia para criar novos caminhos para a longevidade, entendendo que esses caminhos são únicos para cada pessoa.

Instituto Energia - Eliza Montrezol,, Cremilde Tavares e Siumara Apude
Equipe do instituto no lançamento do projeto – a pedagoga e presidente Eliza Montrezol, a gerontologista Cremilde Tavares e a educadora física Siumara Apude

O trabalho começou há quase dez anos com um grupo de pessoas idosas participantes de atividades físicas entenderam que muitas pessoas poderiam participar dessas aulas, pois o bem-estar dos encontros era contagiante.

A relação criada com o professor responsável pelas aulas criou uma base de respeito e de compartilhamento, culminando num grito de guerra intitulado “Energia”. A partir desse grupo surgiu a associação Instituto Energia, criada em abril de 2010 na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, e presidido pela pedagoga Eliza Montrezol.

O blog Nova Maturidade conheceu o instituto no ano passado, nas atividades físicas do Núcleo de Qualidade de Vida para o Idoso da Central Nacional Unimed (CNU) no bairro Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo.  

(Fonte: Instituto Energia)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises