conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Notícias

Ana Claudia Quintana Arantes lança “Histórias Lindas de Morrer”

festival inFINITO Historias Lindas de Morrer editora Sextante Ana Claudia Quintana Arantes

“Livro na mão, uma caixinha de lenços de papel ao seu alcance, embarque logo nesta nova lição de amor que nossa querida autora sabe de cor.” (Antonio Fagundes, em texto de orelha)

“Histórias lindas de morrer” é o novo livro da médica Ana Claudia Quintana Arantes, uma das principais vozes na luta para quebrar o tabu sobre a morte no Brasil. A especialista em cuidados paliativos é também autora do best-seller “A morte é um dia que vale a pena viver”, que ficou entre os três livros mais vendidos da editora Sextante em 2019, com mais de 85 mil exemplares. Ana Claudia já foi entrevistada pelo blog Nova Maturidade. Leia mais no link. Na foto sua participação no Festival inFINITO de 2019.

O novo projeto chega em abril às livrarias também pela Sextante e traz relatos colhidos por Ana Claudia no decorrer de sua prática como médica, no atendimento de pacientes atendidos em casa, no consultório, no hospital e também no Hospice – unidade de cuidados paliativos exclusivos onde trabalhou nos últimos anos. Nessas histórias, ela revela como a proximidade do fim da vida deixa importantes lições para pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Os cuidados paliativos são aqueles que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças consideradas incuráveis. Apesar de ainda não ser muito divulgada, a especialidade ganhou status de política pública: agora existe uma resolução que garante um conjunto de práticas que oferecem dignidade e diminuição de sofrimento a todos os pacientes em estado terminal.

“Se conversar sobre a morte fosse um tratamento médico, já seria o mais indicado para a maioria das doenças. Neste livro, eu conto como terminou a vida de pessoas extraordinárias, cheias de coragem, memórias inesquecíveis e amor. O tempo final da vida guarda segredos sobre como viver e faz a gente ser capaz de escolher melhor o que vai acontecer enquanto estamos vivos e bem”, diz a autora.

Preservando a identidade de seus pacientes, Ana Claudia narra momentos emocionantes, tensos e também divertidos, que lembram a importância das relações humanas e da necessidade de respeitar o outro durante cada etapa do tratamento.

“Os pacientes só consegue vislumbrar a beleza da existência se o corpo estiver confortável, sem dor e sem falta de ar, por exemplo. Eles também precisam de pessoas que saibam ouvir seus medos e desejos em relação a esse tempo de vida que está mais próximo do fim”, conta. Veja no site da Sextante como adquirir o livro, disponível no formato impresso e e-book.

Autora

Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.

A autora é sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa do impacto da poesia sobre a esperança de pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição, em 2016. (Fonte: Editora Sextante)

Compre aqui pela Amazon!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises