conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Iniciativas & Projetos

ABRAZ orienta cuidadores e pacientes na pandemia

Cuidadores ABRAZ Alzheimer demência

Especialistas da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) prepararam materiais com orientações educativas para que cuidadores e pacientes com Doença de Alzheimer possam enfrentar este período de pandemia de coronavírus (Covid-19) da melhor forma possível.

Um desses materiais destaca atividades terapêuticas para a estimulação cotidiana do idoso com demência, em especial a Musicoterapia. O objetivo é possibilitar a retomada de potencialidades, habilidades e interesses, sempre considerando a história de vida de cada um e suas crenças.

Na Musicoterapia, a música é o meio para alcançar objetivos terapêuticos, facilitando e promovendo a comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilização e expressão. Com atenção ao repertório do idoso, a orientação é cantar, e quem sabe tocar um instrumento musical, o que vai estimular a coordenação motora, a atenção e a integração. Leia o material completo da ABRAZ aqui.  

Cuidadores ABRAZ Alzheimer demência
Música estimula a coordenação motora, atenção e integração (Imagem de Mircea Iancu por Pixabay)

Outra ação importante foi desenvolvida pela regional Pará da ABRAZ. Em parceria com o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção/PA e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – Seção/PA, desenvolveram um Protocolo de orientações para prestação de cuidados a pessoas idosas institucionalizadas no Estado do Pará: Medidas de prevenção da Covid-19.

O material traz orientações sobre limpeza e desinfecção ambiental, e recomendações para dirigentes, profissionais e colaboradores, e também quanto a familiares e visitantes. Uma delas é suspender as visitas e estimular o uso de ferramentas digitais para que idosos e familiares mantenham contato. Acesse o protocolo completo pelo link.

Alzheimer

E você sabe o que é Alzheimer? Segundo a descrição do site da ABRAZ, se apresenta como uma demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) causada pela morte de células cerebrais. O diagnóstico no início permite retardar o avanço e o maior controle dos sintomas, o que melhora a qualidade de vida do paciente e da família. Saiba mais no site da ABRAZ. (Fonte: ABRAZ / Imagem principal de Alterio Felines por Pixabay)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...

Colunistas

Programa musical tem ido além da valorização dos talentos 60+, trazendo debates sobre etarismo e as conquistas femininas

Iniciativas & Projetos

Evento será em formato híbrido, presencial e online, com diversas palestras e expositores, com início no dia 29 de setembro

Saúde & Bem-estar

Em sua 9ª edição, campanha alerta para a importância do cuidado com a saúde mental em tempos de prolongada pandemia e crises