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99 e #DonaDirceFerreira mostram potencial dos 60+

Dona Dirce marketing SAC 99

As empresas começam a investir no potencial dos influenciadores maduros. Prova disso é a ação de marketing da 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade, com a influenciadora digital Dirce Ferreira, 73 anos, da cidade mineira de Uberlândia. O perfil @donadirceferreira tem mais de 195 mil “seguinetes”. Na segunda quinzena de dezembro, Dirce assumiu as respostas aos comentários das redes sociais da 99. A ‘digital idosa’, como ela se intitula, esteve em uma série de vídeos no Instagram e Facebook da 99.   

A campanha foi criada pelo time de Brand Experience, in-house da 99, em parceria com a agência CP+B, a dupla de criação Indômita, Fer Cardoso e Dindi Coelho, e dirigida por Julio Taubkin. A ação, de acordo com a empresa, faz parte do novo posicionamento da marca lançado em 2020 – “Se cuida, vai de 99”. O objetivo é reforçar que não são medidos esforços para cuidar dos usuários, motoristas parceiros e passageiros, “gerando segurança na plataforma e promovendo corridas acessíveis”.

A empresa pretendia demonstrar o cuidado no atendimento ao usuário como uma avó empática, carinhosa e carismática, e ao mesmo tempo disruptiva e moderna como Dona Dirce. Há algum tempo, a influenciadora acumula sucesso nas redes sociais com sua comunicação espontânea e divertida que conquista seus milhares de “seguinetes”.  

“Com esse perfil, ela apresenta uma combinação de cuidado, bom humor e modernidade, valores que ‘conversam’ com nossa comunidade nas redes sociais e com a cultura da 99. Por isso, a trouxemos para ser a ‘cara’ da campanha”, afirma a empresa. 

Resultados

As postagens com a Dona Dirce, segundo a 99, alcançaram mais de 28 milhões de pessoas e geraram 7 milhões de engajamentos (comentários, curtidas e compartilhamentos): “Dona Dirce acrescentou charme e simpatia ao nosso SAC, originalmente Serviço de Atendimento ao Consumidor, que ganha nova definição: Serviço de Atenção e Cuidado e segue o conceito da campanha institucional recentemente lançada pela empresa: ‘Se Cuida, vai de 99’, que destaca o cuidado oferecido pela empresa aos seus motoristas e passageiros”.

Público 50+

A 99 conta entre os seus usuários com 12,09% de pessoas com mais de 55 anos de idade, sendo também fonte de renda às pessoas com 60 anos ou mais. Entre os motoristas parceiros, a empresa informa que, de acordo com dados de dezembro de 2020, 4,57% deles integram o público 60+, sendo 4,75% de homens e 1,85% de mulheres.  

“Na 99, são desenvolvidas ferramentas para o nosso aplicativo com esse público em mente. Por exemplo, as cores e os tamanhos das fontes são pensados para promoverem uma melhor visualização. Recentemente, foi lançada a funcionalidade de corrida por WhatsApp, uma solução para os menos familiarizados com tecnologia. E, ainda, promovemos treinamentos com os motoristas parceiros sobre gentileza e respeito”, destaca a empresa.   

Sobre novas ações para o público 60+, a empresa ressalta que busca, cada vez mais, se aproximar de todos os diferentes perfis de público, incluindo as pessoas com mais de 60 anos. As ações deste ano ainda estão em análise e planejamento.

“No entanto, podemos adiantar que os aprendizados que tivemos com Dona Dirce nos fazem refletir que precisamos repetir o sucesso com ela e outros influenciadores com esse perfil: autêntico, carismático, divertido e que tenha a cara do Brasil. Estamos também aprimorando nossas ferramentas e aplicativo para entregar soluções cada vez melhores a um número maior de pessoas”.

(Katia Brito / Fonte: 99 / Imagem e vídeo: Divulgação)

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