conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Tarcísio Meira volta aos palcos com “O Camareiro”

O Camareiro Tarcísio Meira Cassio Scapin

Após quatro anos, Tarcisio Meira volta a encenar texto sobre o universo teatral, sob direção de Ulysses Cruz. Aos 84 anos, 60 deles de carreira, Tarcisio volta aos palcos ao lado de Cassio Scapin. “O Camareiro” é uma das peças mais celebradas e montadas em todo o mundo e está em cartaz em curta temporada no Teatro FAAP, em São Paulo, com apresentações sextas e sábados às 21 horas, e aos domingos, às 18 horas.

A remontagem da premiada produção de 2015 aos palcos em 25 de outubro. trazendo um olhar fiel sobre a intimidade daqueles que devotam suas vidas aos bastidores e camarins dos teatros. Dedicados a manter viva a chama da arte e da civilidade humana. Com delicadeza, sensibilidade e uma grande dose de bom humor, “O Camareiro” de Ronald Harwood é uma homenagem a todos aqueles que dedicam suas vidas para que o teatro continue a existir.

Durante a segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, um ator de teatro à beira de um colapso nervoso luta no limite de suas forças para interpretar mais uma vez o “Rei Lear” de Shakespeare. Mesmo senil e com sua saúde debilitada, o “Sir”, como é chamado por todos o personagem de Tarcísio Meira, lidera com tirania sua companhia, que começa a desmoronar.

Ele conta com Norman, seu dedicado camareiro vivido por Cassio Scapin, que desdobra-se para atender às exigências de seu patrão, cuida de sua saúde e tenta ajudá-lo já que ele se encontra confuso e desorientado. A dedicação e o esforço de Norman, que faz qualquer coisa para este homem que ele aprendeu a amar e respeitar, mostra que existe uma forte ligação entre eles e que ambos, ator e camareiro, são servidores de algo maior que eles mesmos: o teatro.

Em “O Camareiro”, ao contar o drama de uma companhia de teatro esfacelada pela guerra, o autor britânico Ronald Harwood, cria uma metáfora sobre a dificuldade de se fazer escolhas, sobre continuar ou desistir, cumprir sua missão ou desertar. Fala sobre dedicação, devoção, paixão e mostra o avesso do teatro, seus bastidores e sua intimidade. O espetáculo tem duração de 120 minutos, com intervalo, e a classificação é 12 anos.

Equipe

Além de Tarcísio Meira e Cássio Scapin, fazem parte do elenco de “O Camareiro” Sylvio Zilber, Lara Córdulla, Angela Barros, Karen Coelho, e Marcos Azevedo. A cenografia é de André Cortez; designer de Luz e operação, Domingos Quintiliano; figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado; visagismo de Emi Sato, trilha sonora composta de Rafael Langoni, design de Som de Tocko Michelazzo e sonoplastia de Laercio Salles,

Os adereços de “O Camareiro” são de Luis Carlos Rossi; maquiagem de Mima Mizukami e Marcos Ribeiro; perucaria de Tisse Sato; operação de som e microfonista de Lia Figueiredo; o maquinista, Ângelo Máximo; contra-regras Alessandro Dourado; as camareiras, Elisa Galdino e Lydu Aires; fotografia de Priscila Prade; design gráfico de Kartuno Design Studio, Leonardo Ferreira e Rodrigo Guimaraes; assistente de produção Alessandra Herszkowicz e coordenação de produção e administração de Isabel Gomez.

O Teatro da FAAP fica na rua Alagoas, 903, no bairro Higienópolis. Os ingressos custam R$ 100 e R$ 120. Não haverá apresentações entre os dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro. A temporada termina no dia 15 de dezembro. Mais informações e vendas pelos telefones (11) 3662-7233 e 3662-7234 ou pelo site faap.br/teatro. (Fonte: Morente Forte Comunicações)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba todas as nossas novidades





Leia também

Artigos

Cássia Elisa Rossetto Verga e profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva* Os indivíduos envelhecem de várias formas com base nas idades biológicas, sociais e psicológicas...

Cultura

Encontrar um sucessor é o desafio para o chefe do tráfico de drogas na Galícia, costa da Espanha, na série “Vivir sin permiso”, que...

Cultura

Mais que a jornada de uma menina em busca do seu lugar no mundo, a série “Anne with an E”, com três temporadas na...

Artigos

*Egídio Dórea Simone de Beauvoir, célebre filósofa francesa e autora de um dos mais profundos estudos antropológicos sobre a velhice, resgatou nesse livro uma...